top of page

BLOG

  • Foto do escritorLais Cattassini

O Mundo em Teksto - 14/06

A newsletter O Mundo em Teksto já existe há mais de 6 meses. Criamos esse veículo por entendermos que notícias internacionais (principalmente as que são sobre países fora do eixo Europa e Estados Unidos) não costumam ser prioridade. Também acreditamos que newsletter simples, que vão direto ao ponto, podem ser uma grande ferramenta de comunicação para empresas.


Vamos fazer uma pausa no envio dessa newsletter para reformular o nosso conteúdo. Se você é assinante e leitor assíduo, por favor tire uns 2 minutinhos para responder a essa pesquisa. Queremos conhecer melhor nossos leitores, seus objetivos e interesses. Conte para a gente o que você gostaria de ver por aqui,


Voltaremos em julho!


 

Hong Kong passou por uma semana tensa


Já no domingo as coisas em Hong Kong ficaram tensas. Uma colônia britânica até 1997, Hong Kong tem alguns privilégios que outros territórios chineses não têm. Um desses privilégios é de que cidadãos de Hong Kong não podem ser extraditados para Taiwan ou para a China continental se cometerem crimes. Tampouco podem ser julgados em Hong Kong por crimes que cometeram em outro território. Na semana passada uma representante de Hong Kong eleita graças ao apoio de Pequim apresentou um projeto de lei declarando que Hong Kong não pode ser um refúgio para criminosos e que eles devem, sim, ser extraditados para responder por crimes. O projeto gerou protestos. Muitos temem que a lei possa ser usada para extraditar cidadãos sem motivo, forçando quem mora em Hong Kong a cumprir as rigorosas leis de um regime ditatorial. A discussão do projeto foi adiada, mas novos protestos estão programados para domingo.

Saiba mais:


 

Eleições no Cazaquistão geram protestos


O segundo presidente da história do Cazaquistão enfrentou protestos após a sua eleição no domingo. Kassym-Jomart Tokayev foi eleito para suceder o presidente Nursultan Nazarbayev, que estava no poder desde 1991, quando o Cazaquistão se tornou independente da União Soviética. A população que foi às ruas julgou as eleições anti-democráticas, uma vez que Tokayev era o único candidato conhecido e tinha apoio claro do governo. Ao menos 500 pessoas foram presas durante as manifestações.

Saiba mais:


 

Conflitos continuam no Sudão


Já falamos aqui sobre a situação no Sudão e essa semana as coisas continuaram complicadas. A população continua a protestar contra o exército, que tomou o poder no país. Essa semana, milhões de sudaneses realizaram uma greve geral. Os militares têm respondido com extrema violência, alertando a comunidade internacional para violações de direitos humanos. Centenas de pessoas já foram mortas. Os Emirados Árabes estão negociando com o governo militar e a oposição enquanto Egito e Arábia Saudita tentam influenciar o poder no país. Os Estados Unidos também já enviaram representante para tentar negociar a paz.

Saiba mais:


 

Uma boa notícia em Botsuana


Na terça-feira Botsuana finalmente descriminalizou relações homossexuais. O amor entre pessoas do mesmo sexo era ilegal desde que o país era uma colônia britânica. Segundo a ONU, Botsuana é o nono país a descriminalizar relações homossexuais nos últimos cinco anos, o que é motivo de celebração. Porém, mais de 70 países ainda consideram relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo um crime. Mais da metade desses países já estiveram sob domínio britânico.

Saiba mais:


 

O Brasil lá fora…


O Brasil que foi notícia na imprensa internacional


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page