Essa semana a Teksto fez aniversário! Lançamos a nossa empresa de criação de conteúdo e tradução em 7 de maio de 2018 e muita coisa aconteceu desde então.
Crescemos muito nesses 12 meses e temos muito a agradecer a vocês, que nos apoiaram seja contratando nossos serviços, assinando a essa newsletter ou divulgando para os amigos.
Obrigada e que venham os próximos anos!
Aqui está O Mundo em Teksto...
(Novo) Conflito entre Palestina e Israel
A semana começou com mais de 20 mortos em um novo conflito entre Israel e Palestina em Gaza. Na sexta-feira, a Palestina disparou bombas contra Israel, que respondeu com mais de 250 foguetes que mataram 25 palestinos. Quatro israelenses foram mortos no conflito, o maior número de israelenses mortos em confronto com a Palestina em desde 2014. O cessar-fogo foi rápido, graças aos esforços do Egito, que tem agido para manter a paz na região. Porém, o conflito é mais um indício de que a relação entre os dois países está bastante tensa.
Saiba mais:
The Guardian - Mais de 20 pessoas morrem em decorrência da escalada da violência entre Gaza e Israel
Erdogan resiste à derrota em Istambul
No início de abril, reportamos por aqui que o partido do presidente turco Recep Tayyip Erdogan sofreu grandes derrotas nas eleições, perdendo o controle de cidades importantes, como a capital Ancara e Istambul. Ao melhor estilo de “se eu não ganhei, não vale”, o tribunal eleitoral da Turquia decidiu repetir as eleições para prefeito em Istambul, alegando que houveram “situações que afetaram o resultado e a honestidade” dos votos. O candidato de oposição que venceu as eleições em março, Ekrem Imamoglu, se diz confiante de que ganhará novamente. Outros candidatos desistiram do pleito e estão apoiando a candidatura de Imamoglu. O repeteco da eleição deve acontecer no dia 23 de junho.
Saiba mais:
A biodiversidade do planeta está em risco
Se os protestos da Rebelião da Extinção ainda não te convenceram, talvez a ONU convença. Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas no início dessa semana revela que cerca de um milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção, graças à ação humana. O risco à biodiversidade também ameaça a nossa existência, prejudicando o cultivo de alimentos e o acesso a água.
Saiba mais:
Irã ameaça voltar a enriquecer urânio
Um ano após os Estados Unidos deixarem o acordo nuclear com o Irã e estabelecerem mais sanções contra o país, o Irã fez uma ameaça: retomará seu programa de enriquecimento de urânio se os outros países envolvidos no acordo não tomarem providências para derrubar as sanções americanas. Os Estados Unidos responderam à ameaça com novas sanções. França, Alemanha e Reino Unido, as nações signatárias do acordo, reafirmaram o compromisso com o acordo e rejeitaram o ultimato do Irã.
Saiba mais:
Presidente da África do Sul é reeleito
Cyril Ramaphosa continuará como presidente da África do Sul, mas seu partido, o ANC, perdeu espaço no parlamento sul-africano. Ramaphosa assumiu a liderança do ANC (Congresso Nacional Africano) após seu antecessor Jacob Zuma ser acusado de corrupção. Bem visto pela população, Ramaphosa tem o desafio de responder por um partido manchado por acusações e liderar um país que está em uma grave situação econômica. O avanço da oposição no parlamento revela que o presidente reeleito terá muitos obstáculos pela frente.
Saiba mais:
O Brasil lá fora…
Como a imprensa estrangeira noticiou o Brasil...
Comentários