top of page

BLOG

  • Foto do escritorLais Cattassini

O Mundo em Teksto 30/11

Um assunto dominou a semana do noticiário internacional. Você acompanhou?


A newsletter O Mundo em Teksto serve justamente para recapitular a semana e te ajudar a compreender o que está acontecendo no mundo.


Somos especialistas em criação de conteúdo e tradução. Por isso, para o que precisar, conte com a gente!




Rússia e Ucrânia em relação tensa

No domingo, a marinha russa atacou e prendeu três navios ucranianos no estreito de Kerch, uma região que já representa uma tensão entre os dois países. Em resposta, na quarta-feira a Ucrânia declarou lei marcial, permitindo que os militares tomassem o controle das decisões políticas. Desde 2014, a Rússia controla os navios que passam pelo estreito de Kerch, o que afeta o transporte e as relações comerciais da Ucrânia. Para a Rússia, a Ucrânia provocou o incidente de domingo e o decreto da lei marcial é uma jogada política para que não se realizem eleições no próximo ano.

Saiba mais:


 

Ainda sobre o Brexit…

No domingo, a Comissão Europeia aprovou o acordo para o Brexit proposto pela Primeira-ministra britânica Theresa May. Porém, para que o processo continue, ela precisa da aprovação do parlamento, que não está do lado dela. May precisa de 318 votos em uma votação no dia 11 de dezembro para que o acordo seja aprovado. Diante da provável derrota, membros do parlamento estão discutindo uma relação com a Europa no estilo norueguês: fora da União Europeia o Reino Unido faria parte de a Associação Europeia de Livre Comércio e da Área Econômica Europeia, mantendo relações comerciais com os países do bloco.

Saiba mais:


 

Eleições em Taiwan

No último sábado a população de Taiwan foi às urnas para votar em eleições locais e também em um referendo sobre o casamento gay. O partido da presidente Tsai Ing-wen, sofreu uma derrota. Ao negar o direito ao casamento a pessoas do mesmo sexo e eleger o partido rival para cargos importantes, a população indicou um interesse em se aproximar da China, que vê Taiwan como parte de seu território. Tsai concorrerá à reeleição em 2020.

Saiba mais:


 

A guerra do 5G

A Nova Zelândia proibiu que uma empresa de telecomunicações nacional usasse equipamento de rede 5G da Huawei, uma empresa chinesa, alegando riscos à segurança nacional. A decisão sinaliza que a Nova Zelândia está acatando ao pedido dos Estados Unidos para que aliados evitem usar equipamentos da Huawei. Para a consultoria internacional Eurasia Group, a tecnologia 5G - da qual a Huawei é pioneira - representa uma grande revolução tecnológica e o país que a controlar terá grande poder político. Por enquanto, a China saiu na frente, mas os Estados Unidos estão fazendo o possível para que o poder de influência do país asiático não se espalhe.

Saiba mais:


 

Paris sob protestos

A capital francesa se prepara para mais um final de semana de protestos em razão do aumento do imposto sobre combustível. Há mais de duas semanas manifestantes conhecidos como “coletes amarelos” têm bloqueado importantes ruas e avenidas da cidade. Apesar da baixa popularidade e da crítica agressiva, o presidente Emmanuel Macron disse que não cederá à pressão.

Saiba mais:


 

 De olho na próxima semana...

Novo presidente do México toma posse Amanhã o novo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tomará posse amanhã. Ele será o primeiro presidente de esquerda do país desde a década de 1930.

A reunião do G20 Os países que compõem o G20 se reúnem em Buenos Aires. Vale acompanhar a cobertura da imprensa nacional e internacional.


 

O Brasil lá fora... Artigos interessantes sobre o Brasil na imprensa internacional 

Gostou da newsletter? Quer oferecer algo semelhante a seus clientes ou parceiros? A gente faz para você! Entre em contato!

Ou está precisando traduzir o seu site ou o seu conteúdo? Somos especialistas em tradução de conteúdo e podemos te ajudar! Escreva para nós!


Se ainda não assinou, assine já!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page