BLOG

  • Lais Cattassini

O Mundo em Teksto 30/11

Um assunto dominou a semana do noticiário internacional. Você acompanhou?


A newsletter O Mundo em Teksto serve justamente para recapitular a semana e te ajudar a compreender o que está acontecendo no mundo.


Somos especialistas em criação de conteúdo e tradução. Por isso, para o que precisar, conte com a gente!




Rússia e Ucrânia em relação tensa

No domingo, a marinha russa atacou e prendeu três navios ucranianos no estreito de Kerch, uma região que já representa uma tensão entre os dois países. Em resposta, na quarta-feira a Ucrânia declarou lei marcial, permitindo que os militares tomassem o controle das decisões políticas. Desde 2014, a Rússia controla os navios que passam pelo estreito de Kerch, o que afeta o transporte e as relações comerciais da Ucrânia. Para a Rússia, a Ucrânia provocou o incidente de domingo e o decreto da lei marcial é uma jogada política para que não se realizem eleições no próximo ano.

Saiba mais:

Le Monde - Rússia captura três navios ucranianos no Mar Negro

The Guardian - Guerra na Ucrânia é maior ameaça para a Europa

Washington Post - Rússia e Ucrânia tiveram uma batalha naval. Tudo o que você precisa saber

BBC - Ucrânia proíbe a entrada de homens russos



Ainda sobre o Brexit…

No domingo, a Comissão Europeia aprovou o acordo para o Brexit proposto pela Primeira-ministra britânica Theresa May. Porém, para que o processo continue, ela precisa da aprovação do parlamento, que não está do lado dela. May precisa de 318 votos em uma votação no dia 11 de dezembro para que o acordo seja aprovado. Diante da provável derrota, membros do parlamento estão discutindo uma relação com a Europa no estilo norueguês: fora da União Europeia o Reino Unido faria parte de a Associação Europeia de Livre Comércio e da Área Econômica Europeia, mantendo relações comerciais com os países do bloco.

Saiba mais:

Business Insider - O que é o modelo da Noruega

Washington Post - May precisa do apoio do parlamento, mas a matemática não está a seu favor



Eleições em Taiwan

No último sábado a população de Taiwan foi às urnas para votar em eleições locais e também em um referendo sobre o casamento gay. O partido da presidente Tsai Ing-wen, sofreu uma derrota. Ao negar o direito ao casamento a pessoas do mesmo sexo e eleger o partido rival para cargos importantes, a população indicou um interesse em se aproximar da China, que vê Taiwan como parte de seu território. Tsai concorrerá à reeleição em 2020.

Saiba mais:

New York Times - Taiwan fez 10 perguntas aos eleitores e teve respostas inesperadas

New York Times - A corda bamba de Taiwan



A guerra do 5G

A Nova Zelândia proibiu que uma empresa de telecomunicações nacional usasse equipamento de rede 5G da Huawei, uma empresa chinesa, alegando riscos à segurança nacional. A decisão sinaliza que a Nova Zelândia está acatando ao pedido dos Estados Unidos para que aliados evitem usar equipamentos da Huawei. Para a consultoria internacional Eurasia Group, a tecnologia 5G - da qual a Huawei é pioneira - representa uma grande revolução tecnológica e o país que a controlar terá grande poder político. Por enquanto, a China saiu na frente, mas os Estados Unidos estão fazendo o possível para que o poder de influência do país asiático não se espalhe.

Saiba mais:

CNN - Nova Zelândia proíbe empresa de comprar tecnologia 5G da Huawei

Wall Street Journal - Washington pede a aliados que não aceitem entrada da Huawei

Eurasia Group - A geopolítica do 5G



Paris sob protestos

A capital francesa se prepara para mais um final de semana de protestos em razão do aumento do imposto sobre combustível. Há mais de duas semanas manifestantes conhecidos como “coletes amarelos” têm bloqueado importantes ruas e avenidas da cidade. Apesar da baixa popularidade e da crítica agressiva, o presidente Emmanuel Macron disse que não cederá à pressão.

Saiba mais:

Reuteurs - Paris se prepara para novos protestos

The Guardian - Macron reconhece protestos mas não reduz impostos

Le Monde - Medo de violência em terceira semana de protestos



 De olho na próxima semana...

Novo presidente do México toma posse Amanhã o novo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador tomará posse amanhã. Ele será o primeiro presidente de esquerda do país desde a década de 1930.

A reunião do G20 Os países que compõem o G20 se reúnem em Buenos Aires. Vale acompanhar a cobertura da imprensa nacional e internacional.



O Brasil lá fora... Artigos interessantes sobre o Brasil na imprensa internacional 

The Guardian - Sob Bolsonaro, Brasil cancela evento sobre clima BBC - Governador do Rio é preso Reuteurs - Cresce desmatamento na Amazônia 

Gostou da newsletter? Quer oferecer algo semelhante a seus clientes ou parceiros? A gente faz para você! Entre em contato!

Ou está precisando traduzir o seu site ou o seu conteúdo? Somos especialistas em tradução de conteúdo e podemos te ajudar! Escreva para nós!


Se ainda não assinou, assine já!



0 visualização
ContatO
Contact info
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

©Teksto