BLOG

  • Lais Cattassini

O Mundo em teksto - 25/11

Comparada a semanas anteriores, essa semana com feriado no Brasil e nos Estados Unidos foi leve. Mesmo assim, sabemos que há muito que passa batido.


Como sempre, conte a Teksto para traduzir e simplificar o mundo para você!

Está gostando da newsletter? Divulgue esse link para seus amigos e clientes!





A Interpol elegeu um novo presidente

O sul-coreano Kim Jong-yang foi eleito novo presidente da Interpol, a força policial internacional que reúne 194 países. Apesar da função ser um tanto burocrática, a vitória de Jong-yang representou uma derrota para a Rússia. Até a véspera da eleição, o russo Alexander Prokopchuk liderava as pesquisas. Ex-ministro na Rússia e chefe do escritório da Interpol em Moscou, Prokopchuk é acusado de emitir mandados de prisão para críticos de Vladimir Putin. Kim Jong-yang venceu por 101 votos contra 61. A eleição ocorreu após o chinês Meng Hongwei, ex-presidente da organização, ser preso na China acusado de corrupção.


Saiba mais:

The Guardian - O novo chefe da Interpol: um demolidor que gosta de combater crimes cibernéticos BBC - Voto na Interpol: Russia perde para Coreia do Sul Quartz - A bizarra história de como a China prendeu o chefe da Interpol Washington Post - Interpol pressionada por considerar eleger russo




Especial The Guardian: Um em cada 4 europeus vota em populistas

Uma interessante pesquisa exclusiva do The Guardian revela a preocupante ascensão do populismo na Europa. Nos últimos 20 anos, partidos populistas que costumavam ficar às margens do poder ganharam eleitores, em especial após a crise econômica de 2008 e a crise dos refugiados a partir de 2015, que influenciaram o levante de políticos de direita.

Saiba mais:

The Guardian



A triste situação no Iêmen

Mais de 85 mil crianças morreram de fome no Iêmen desde que a Arábia Saudita passou a agir no país, há 3 anos. O Iêmen vive uma guerra civil desde 2014. Os sauditas usam a fome como arma de guerra e, no ano passado, impediram que ajuda humanitária alcançasse as áreas mais carentes do Iêmen.

Saiba mais:

Washington Post - 85 mil crianças morreram de fome durante itervenção da Arábia Saudita no Iêmen. The Guardian - A fome no Iêmen é um crime de guerra e deve ser investigada BBC - A crise no Iêmen: 85 mil crianças morrem de fome BBC - Entenda o conflito no Iêmen



Países europeus congelam exportação de armas para a Arábia Saudita

Desde que o jornalista Jamal Khashoggi foi assassinado por forças sauditas, a Arábia Saudita tem se tornado o centro do debate político internacional. O agravamento da situação no Iêmen também tem pressionado líderes a se posicionarem contra o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Essa semana, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Noruega anunciaram que não vão mais vender armas ao país, uma resposta tanto à atuação da Arábia Saudita no Iêmen quanto ao assassinato de Khashoggi. Por outro lado, Donald Trump defendeu dar prioridade aos negócios com a Arábia Saudita.


Saiba mais:

The Defense Post - Finlândia congela exportação de armas para Arábia Saudita Washington Post - Finlândia e Dinamarca se unem à Alemanha e param de vender armas à Arábia Saudita Washington Post - Em que Trump errou sobre o papel da Arábia Saudita no mercado global



A França está abandonando o Google

Para evitar ameaças cibernéticas dos Estados Unidos e da China, a França está substituindo o Google como ferramenta de busca padrão em órgãos oficiais. A Assembleia Nacional Francesa e as Forças Armadas Francesas passarão a usar o Qwant, uma ferramenta de busca franco-alemã que afirma não rastrear seus usuários. A França vem se preocupando cada vez mais com ameaças digitais.

Saiba mais:

Wired - A França está largando o Google para ter mais independência online Futurism - Para melhorar segurança, a França guilhotina o Google



Coreia do Sul fecha matadouro de cães

O governo sul-coreano cedeu à pressão de ativistas e fechou o seu maior matadouro de cães. A decisão é sinaliza para o fim do consumo de carne de cachorro no país. Cerca de 1 milhão de cães são consumidos todos os anos na Coreia do Sul, mas o costume tem diminuído, uma vez que cada vez mais pessoas escolhem ter cachorros como animais de estimação.

Saiba mais:

CNN - Coreia do Sul fecha maior matadouro de cachorros The Guardian - Coreia do Sul fecha matadouro de cães após pressão de ativistas



A China é muito Black Mirror!

A China criou um sistema de “crédito social” para monitorar o comportamento de seus cidadãos e impedir que alguns comprem passagens aéreas. O plano é dificultar o livre trânsito de pessoas “não confiáveis” de acordo com o governo chinês. As pessoas com níveis baixos de credibilidade social também poderão ser publicamente declaradas “não confiáveis”. O sistema já está funcionando em algumas regiões.

Saiba mais:

The Independent - China proíbe milhões de pessoas de comprarem passagens aéreas com base em sistema de pontos



De olho na próxima semana…


Taiwan vota pelo casamento gay

Amanhã (sábado) Taiwan vai às urnas em um referendo para legalizar o casamento gay. A corte taiwanesa decidiu permitir o casamento gay no ano passado, mas enfrentou pressão de grupos conservadores, o que motivou o referendo.

Saiba mais:

The Guardian - Sexo, mentiras e debate: Taiwan vota em referendo pelo casamento gay


Theresa May discute Brexit com Comissão Europeia

A primeira-ministra britânica Theresa May se encontrará com o presidente da Comissão Europeia no domingo para discutir a saída do Reino Unido da União Europeia.

Saiba mais:

Quartz  - UE e Reino Unido decidiram como será a relação após o Brexit


O Brasil lá fora…

Artigos interessantes sobre o Brasil na imprensa internacional 

The Guardian - A melhor construção do mundo? Uma escola de maneira no Brasil

Quartz - Pesquisadores encontram ninho de cupim no Brasil do tamanho do Reino Unido


Gostou da newsletter? Quer oferecer algo semelhante a seus clientes ou parceiros? A gente faz para você! Entre em contato!

Ou está precisando traduzir o seu site ou o seu conteúdo? Somos especialistas em tradução de conteúdo e podemos te ajudar! Escreva para nós!


Receba essa newsletter todas as sextas em sua caixa de entrada! Assine:




7 visualizações
ContatO
Contact info
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

©Teksto