Comparada a semanas anteriores, essa semana com feriado no Brasil e nos Estados Unidos foi leve. Mesmo assim, sabemos que há muito que passa batido.
Como sempre, conte a Teksto para traduzir e simplificar o mundo para você!
Está gostando da newsletter? Divulgue esse link para seus amigos e clientes!
A Interpol elegeu um novo presidente
O sul-coreano Kim Jong-yang foi eleito novo presidente da Interpol, a força policial internacional que reúne 194 países. Apesar da função ser um tanto burocrática, a vitória de Jong-yang representou uma derrota para a Rússia. Até a véspera da eleição, o russo Alexander Prokopchuk liderava as pesquisas. Ex-ministro na Rússia e chefe do escritório da Interpol em Moscou, Prokopchuk é acusado de emitir mandados de prisão para críticos de Vladimir Putin. Kim Jong-yang venceu por 101 votos contra 61. A eleição ocorreu após o chinês Meng Hongwei, ex-presidente da organização, ser preso na China acusado de corrupção.
Saiba mais:
The Guardian - O novo chefe da Interpol: um demolidor que gosta de combater crimes cibernéticos BBC - Voto na Interpol: Russia perde para Coreia do Sul Quartz - A bizarra história de como a China prendeu o chefe da Interpol Washington Post - Interpol pressionada por considerar eleger russo
Especial The Guardian: Um em cada 4 europeus vota em populistas
Uma interessante pesquisa exclusiva do The Guardian revela a preocupante ascensão do populismo na Europa. Nos últimos 20 anos, partidos populistas que costumavam ficar às margens do poder ganharam eleitores, em especial após a crise econômica de 2008 e a crise dos refugiados a partir de 2015, que influenciaram o levante de políticos de direita.
Saiba mais:
A triste situação no Iêmen
Mais de 85 mil crianças morreram de fome no Iêmen desde que a Arábia Saudita passou a agir no país, há 3 anos. O Iêmen vive uma guerra civil desde 2014. Os sauditas usam a fome como arma de guerra e, no ano passado, impediram que ajuda humanitária alcançasse as áreas mais carentes do Iêmen.
Saiba mais:
Washington Post - 85 mil crianças morreram de fome durante itervenção da Arábia Saudita no Iêmen. The Guardian - A fome no Iêmen é um crime de guerra e deve ser investigada BBC - A crise no Iêmen: 85 mil crianças morrem de fome BBC - Entenda o conflito no Iêmen
Países europeus congelam exportação de armas para a Arábia Saudita
Desde que o jornalista Jamal Khashoggi foi assassinado por forças sauditas, a Arábia Saudita tem se tornado o centro do debate político internacional. O agravamento da situação no Iêmen também tem pressionado líderes a se posicionarem contra o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Essa semana, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Noruega anunciaram que não vão mais vender armas ao país, uma resposta tanto à atuação da Arábia Saudita no Iêmen quanto ao assassinato de Khashoggi. Por outro lado, Donald Trump defendeu dar prioridade aos negócios com a Arábia Saudita.
Saiba mais:
The Defense Post - Finlândia congela exportação de armas para Arábia Saudita Washington Post - Finlândia e Dinamarca se unem à Alemanha e param de vender armas à Arábia Saudita Washington Post - Em que Trump errou sobre o papel da Arábia Saudita no mercado global
A França está abandonando o Google
Para evitar ameaças cibernéticas dos Estados Unidos e da China, a França está substituindo o Google como ferramenta de busca padrão em órgãos oficiais. A Assembleia Nacional Francesa e as Forças Armadas Francesas passarão a usar o Qwant, uma ferramenta de busca franco-alemã que afirma não rastrear seus usuários. A França vem se preocupando cada vez mais com ameaças digitais.
Saiba mais:
Wired - A França está largando o Google para ter mais independência online Futurism - Para melhorar segurança, a França guilhotina o Google
Coreia do Sul fecha matadouro de cães
O governo sul-coreano cedeu à pressão de ativistas e fechou o seu maior matadouro de cães. A decisão é sinaliza para o fim do consumo de carne de cachorro no país. Cerca de 1 milhão de cães são consumidos todos os anos na Coreia do Sul, mas o costume tem diminuído, uma vez que cada vez mais pessoas escolhem ter cachorros como animais de estimação.
Saiba mais:
CNN - Coreia do Sul fecha maior matadouro de cachorros The Guardian - Coreia do Sul fecha matadouro de cães após pressão de ativistas
A China é muito Black Mirror!
A China criou um sistema de “crédito social” para monitorar o comportamento de seus cidadãos e impedir que alguns comprem passagens aéreas. O plano é dificultar o livre trânsito de pessoas “não confiáveis” de acordo com o governo chinês. As pessoas com níveis baixos de credibilidade social também poderão ser publicamente declaradas “não confiáveis”. O sistema já está funcionando em algumas regiões.
Saiba mais:
De olho na próxima semana…
Taiwan vota pelo casamento gay
Amanhã (sábado) Taiwan vai às urnas em um referendo para legalizar o casamento gay. A corte taiwanesa decidiu permitir o casamento gay no ano passado, mas enfrentou pressão de grupos conservadores, o que motivou o referendo.
Saiba mais:
Theresa May discute Brexit com Comissão Europeia
A primeira-ministra britânica Theresa May se encontrará com o presidente da Comissão Europeia no domingo para discutir a saída do Reino Unido da União Europeia.
Saiba mais:
O Brasil lá fora…
Artigos interessantes sobre o Brasil na imprensa internacional
Gostou da newsletter? Quer oferecer algo semelhante a seus clientes ou parceiros? A gente faz para você! Entre em contato!
Ou está precisando traduzir o seu site ou o seu conteúdo? Somos especialistas em tradução de conteúdo e podemos te ajudar! Escreva para nós!
Receba essa newsletter todas as sextas em sua caixa de entrada! Assine:
Commenti