BLOG

  • Lais Cattassini

O Mundo em Teksto 15/02

A semana foi intensa. E se as notícias do Brasil te provocam tristeza e as notícias internacionais causam confusão, a Teksto está aqui para ajudar.


Claro que não temos como tornar o Brasil menos caótico (isso vai demorar algumas muitas gerações), mas temos como te explicar um pouquinho do que tem acontecido pelo mundo enquanto o governo Bolsonaro entrava em mais uma crise e o país derramava mais algumas lágrimas.


Aqui está O Mundo em Teksto.



Trump é uma criança mimada

Depois de meses de negociação com o congresso e 35 dias com o governo paralisado, Trump conseguiu US$ 1,3 bilhão para a construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. Entretanto, o presidente considerou o valor insuficiente e hoje declarou estado de emergência na fronteira. Ao afirmar que a fronteira representa uma ameaça à segurança nacional, Trump justifica usar fundos do exército para financiar o muro. Democratas já discutem como vão barrar a decisão. Segundo especialistas, a decisão de Trump pode ser um grande erro para o governo e demonstra apenas que o homem no comando de uma das maiores potências mundiais não gosta de perder.

Saiba mais:

Washington Post - Por dentro da tentativa de Trump fazer parecer que sua derrota foi uma vitória

Washington Post - Emergência na fronteira: democratas prometem combater declaração mentirosa

The Guardian - Democratas afirmam que decisão do Trump ignora a constituição

Quartz - Declaração de emergência enfrentará desafios legais no Congresso

Vox - Não existe emergência na fronteira



Espanha terá eleições antecipadas

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou eleições parlamentares para abril. Sánchez está no governo há menos de um ano e essa é a terceira vez que a população espanhola precisará ir às urnas desde 2015. A proposta orçamentária de Sanchéz foi derrotada no parlamento quando representantes da Catalunha se aliaram à oposição e votaram contra o primeiro-ministro. A situação política na Espanha não anda bem desde que a Catalunha ameaçou se tornar independente. Doze separatistas estão sendo julgados por desobediência e podem ser condenados a até 25 anos de prisão. A população da Catalunha votou em favor da independência em 2017 em um referendo que não é reconhecido pelo governo. Para tentar conter o movimento separatista, o antigo primeiro-ministro, Mariano Rajoy, dissolveu o parlamento catalão. As consequências de ignorar o clamor do povo estão sendo sentidas agora.

Saiba mais:

El País - Sánchez anuncia eleições antecipadas

El País - As eleições que ninguém queria

Politico - Espanha convoca eleições antecipadas

New York Times - Rejeição de orçamento levanta possibilidade de novas eleições

Reuters - Governo espanhol perde voto por orçamento, abrindo caminho para novas eleições



El Chapo é condenado nos Estados Unidos

O traficante mexicano Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán foi condenado por unanimidade em um longo julgamento que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos. El Chapo foi condenado por 10 crimes - entre eles tráfico internacional de drogas, uso de armas de fogo e crime organizado - em um julgamento que durou quatro meses. A sentença será dada em junho, mas a soma das punições pode levar o famoso traficante à prisão perpétua.

Saiba mais:

CNN - Ted Cruz quer que El Chapo page por muro na fronteira

Clarín - El Chapo e o maior julgamento por tráfico dos Estados Unidos

The Telegraph - O que El Chapo pode esperar na prisão

Washington Post - El Chapo fugiu de duas prisões no México. Agora é diferente



Essa semana no Brexit

Se você já não aguenta mais ler sobre a ladainha do Brexit, que não chega a lugar nenhum, imagine como é pra quem está dependendo dessa lambança pra saber se pode ficar no país (o/)... Se a gente já não aguenta mais, a primeira-ministra Theresa May deve estar se sentindo em “Feitiço do Tempo”. Essa semana o parlamento rejeitou novamente uma proposta de May para a saída do Reino Unido da União Europeia. A oposição alerta que, para alguns, um Brexit sem acordo parece ser a melhor opção, o que tem minado as tentativas de estabelecer uma fronteira aberta com a Irlanda e negociar relações econômicas com a Europa. Restam 6 semanas até que o Reino Unido tenha de deixar a UE.

Saiba mais:

The Guardian - Theresa May derrotada mais uma vez

Le Monde - Theresa May perde mais um voto em Westminster

Bloomberg - Reino Unido não vai renegociar pontos controversos do acordo do Brexit

Politico - Theresa May perde voto simbólico de sua estratégia pelo Brexit



Jornalista que se opõe ao governo é presa nas Filipinas

A jornalista filipina Maria Ressa, fundadora do site Rappler, foi presa no início da semana acusada de difamação online. Após pagar fiança, Ressa foi solta na quinta-feira. A prisão é mais um ataque do governo de Rodrigo Duterte, que tem perseguido a imprensa, especialmente os veículos de comunicação que se opõe à sua administração. A jornalista há muito tempo faz denúncias contra Duterte e faz alertas sobre como a influência dos Estados Unidos e o Facebook colaboraram para a eleição de um dos mais duros líderes mundiais.

Saiba mais:

Quartz - A prisão de Maria Ressa é um aviso para todos os jornalistas em países democráticos

The Guardian - Editora do site Rappler é presa nas Filipinas

New York Times - Maria Ressa, jornalista crítica a Duterte, é solta após prisão

Rappler - Maria Ressa paga fiança para deixar prisão



Nigéria vai às urnas

Eleitores nigerianos vão às urnas amanhã para decidir entre a reeleição do presidente Muhammadu Buhari ou a eleição de seu oponente Atiku Abubakar. Há 4 anos, Buhari foi o primeiro presidente eleito que viu o resultado das eleições serem respeitados. A votação promete ser acirrada. O governo de Buhari tem enfrentado grandes desafios, incluindo a ação do grupo terrorista Boko Haram. Conflitos entre cristãos e muçulmanos também têm colocado o país africano em meio a uma onda de violência.

Saiba mais:

Gallup - Nigerianos vão às urnas com mais fé nas eleições

Foreign Policy - Eleições na Nigéria quebram tabus políticos

BBC - Eleições na Nigéria: as promessas se sustentam?

DW - O que você precisa saber sobre as eleições na Nigéria



O Brasil lá fora…

Como a imprensa internacional tem visto o Brasil…

The Guardian - Desprezo do Ministro do Meio Ambiente por defensor da Amazônia provoca indignação

Clarín - Em La Plata se fala português: brasileiros querem ser médicos e buscam universidade gratuita

New York Times - Onde no Brasil existe o alto risco de rompimento de barreiras como a de Brumadinho


Já pensou enviar a seus clientes internacionais notícias sobre o Brasil em inglês? Ou deixar seus parceiros informados sobre o seu ramo de negócios? A Teksto pode te ajudar!


Quer receber a newsletter em sua caixa de e-mail todas as semanas? Assine!



0 visualização
ContatO
Contact info
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

©Teksto