Você pode não saber o que é marketing digital, mas com certeza já se deparou com essa importante ferramenta de negócios enquanto navegava por suas redes sociais ou procurava a resposta de uma pergunta na internet. O marketing digital, ou a comunicação feita no ambiente digital, é cada vez mais importante para aumentar o alcance de empresas e trazer novos clientes ou parcerias a um negócio.
Apesar de parecer simples e direto, o marketing digital tem diferentes formas de ação, resultados e necessidades. As mais comuns são Inbound marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, links patrocinados (Google Ads), vídeo marketing e geomarketing. A escolha de como o trabalho de divulgação será feito depende das necessidades de sua empresa e o público que se quer atingir, além das possibilidades de conteúdo e técnicas de comunicação.
Conheça cada uma das estratégias
Inbound marketing
O Inbound marketing serve para gerar leads, ou seja, atrair novos clientes. A ideia dessa estratégia de marketing digital é que o cliente procure a empresa e, ao encontrar seu site ou canais de redes sociais, estabeleça um relacionamento com a marca. Para que o inbound marketing seja bem feito, é necessário um conteúdo bem trabalhado.
Marketing de conteúdo
Criar conteúdos interessantes e relevantes para o seu público e clientes em potencial é a melhor forma de realizar o inbound marketing. Essa estratégia de marketing digital consiste em atender às necessidades do seu público por meio de textos ou materiais que respondam perguntas relevantes relacionadas ao seu negócio. Se o seu cliente em potencial encontra em seu site a resposta para as perguntas que tem, são maiores e mais fortes as chances de que ele retorne ou confie na sua empresa para atender às necessidades dele.
Redes sociais
Hoje em dia praticamente todas as empresas compreendem a necessidade de uma comunicação realizada por meio das redes sociais. O público está presente nas redes sociais e é nesses espaços que a sua empresa vai conseguir atingir um público especializado e engajado. Porém, para engajar o público é preciso gerar conteúdos originais e relevantes. E nem todas as redes sociais são necessárias para todos os tipos de negócio.
SEO
Para que o conteúdo do seu site seja encontrado por clientes em potencial, a otimização de ferramentas de busca, ou Search Engine Optimization (SEO) é essencial. A estratégia de SEO faz com que o material disponível em seus canais digitais seja encontrados mais facilmente em uma busca em ferramentas de busca como o Google ou Bing. Mais do que isso, uma estratégia de SEO bem feita significa que a sua empresa pode aparecer no topo dos resultados de busca.
Links patrocinados (Google Ads)
A estratégia de links patrocinados é talvez a mais conhecida no marketing digital. Ela consiste em pagar para que o Google apresente o seu link quando um cliente em potencial fizer uma busca usando determinadas palavras ou expressões. Os links patrocinados são, na prática, anúncios desenvolvidos para a audiência digital.
Vídeo marketing
Vídeo marketing é a estratégia de marketing digital que incorpora vídeos ao conteúdo. É especialmente eficaz nas redes sociais em que vídeos rodam automaticamente. É uma maneira de chamar ainda mais atenção para o conteúdo personalizado da sua empresa.
Geomarketing
Geomarketing considera mapas e tecnologias de geolocalização para atingir o público alvo do seu negócio. É o tipo de marketing digital perfeito para lojas e restaurantes, pois apresenta o negócio como uma opção para pessoas que estão buscando por algo em determinada região ou estão usando um serviço de mapas como o Google Maps.
O marketing digital para o seu negócio
Agora que você conhece as diferentes estratégias de marketing digital que podem alavancar o seu negócio, você sabe a importância de um conteúdo original, criativo e customizado para a sua marca.
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