BLOG

  • Lais Cattassini

O MUNDO EM TEKSTO - MARÇO

Essa é uma área livre de coronavírus.


Sério. Acho que ninguém aguenta mais esse assunto, né? Ainda mais quando não há muito o que fazer e a gente tem de ficar em casa esperando o vírus passar.


Por isso, tomei a decisão de não discutir a COVID-19 nessa edição da newsletter. As menções ao vírus surgem apenas na seção “O Brasil lá fora”, já que Bolsonaro foi considerado o líder mundial mais irresponsável durante essa pandemia. 


A imprensa brasileira está fazendo um excelente trabalho na cobertura do coronavírus, inclusive derrubando os paywalls para que todos sejam bem informados. Estamos todos cansados de saber que é preciso lavar bem as mãos, cumprir o distanciamento social e proteger os mais velhos. Aproveite esse lembrete para dar uma olhadinha no que os veículos de imprensa estão discutindo hoje e LAVE AS MÃOS.


Aqui na O Mundo em Teksto vamos discutir tudo aquilo que ficou um pouquinho de lado no noticiário internacional. E aproveitei pra criar uma seção especial a QuarANTENA, para você tirar uma pausinha, ler coisas interessantes que não sejam sobre a pandemia e aproveitar melhor o seu tempo de quarentena.


Estamos todos juntos nessa! Fica aqui o meu desejo de que esse período passe depressa.

Boa leitura! 





A Eslováquia se levanta contra a corrupção

A população da Eslováquia se levantou contra a corrupção e trocou o partido de esquerda Smer-D pelo partido de centro-direita OLaNO em uma eleição no início do mês. O partido vencedor fez uma campanha bastante crítica à corrupção no país, argumentando que as leis servem para todos. Em 2018, um jornalista que investigava casos de corrupção e sua noiva foram assassinados, o que alertou a população para a gravidade do problema.

Saiba mais:

Le Monde - Na Eslováquia: “É uma revolução, e toda revolução faz vítimas” [Em francês]

The Guardian - Eleições na Eslováquia: mudança drástica [Em inglês]

Le Monde - Na Eslováquia, partido de esquerda abalado pelo discurso anticorrupção [Em francês] New York Times - A Eslováquia acordou


A Turquia declarou guerra contra o governo da Síria

A situação na Síria continua tensa. Esse mês, a Turquia aumentou seu envolvimento no conflito ao abrir suas fronteiras para imigrantes sírios e permitir que eles entrassem na Europa. Desde que a guerra na Síria começou, a Turquia tem sofrido com os refugiados. Para o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, é hora de outros países também fazerem sacrifícios. Sua intenção era pressionar a Europa a apoiar as investidas militares turcas na Síria. A Grécia, entretanto, não gostou nada da medida. 

Saiba mais:

Le Monde - Turquia e Rússia próximos de um confronto militar na Síria [Em francês]

New York Times - Turquia declara guerra contra governo sírio [Em inglês]

New York Times - Erdogan afirma “abrimos as portas” [Em inglês]

New York Times - Grécia suspende seu programa de asilo para refugiados [Em inglês]


Israel passou por uma terceira eleição em menos de um ano

Este mês, os eleitores israelenses foram às urnas pela terceira vez em menos de um ano. As eleições anteriores - em abril e em setembro - tiveram resultados inconclusivos, e os partidos não conseguiram formar um governo. Ainda sob investigação de corrupção, Benjamin Netanyahu venceu o voto popular, mas não conquistou assentos o suficiente para formar a maioria no parlamento - o mesmo problema das outras duas votações. Dessa vez, entretanto, os partidos podem chegar a um acordo: Benny Gantz, que disputou a eleição contra Netanyahu, aceitou ser ministro da defesa sob o comando do primeiro-ministro e seu partido, o Blue and White, se dividiu.

Saiba mais:

New York Times - Israel busca uma maneira de evitar uma quarta eleição [Em inglês]

New York Times - Por que parece que não é possível derrotar Netanyahu [Em inglês]

The Jerusalem Post - Blue and White se divide para formar governo [Em inglês]


O Brasil lá fora…

O modo como o Brasil vem lidando com a pandemia do coronavírus ganhou destaque internacional. E não foi coisa boa. Confira como a imprensa estrangeira noticiou o governo de Jair Bolsonaro nesse mês.

Clarín - Evangélicos no Brasil: um fenômeno que transforma a cultura e a política do país [Em espanhol] Washington Post - A batalha pela verdade na Amazônia [Em inglês] The Guardian - “Volta amanhã”: centenas de presos escapam no Brasil em meio à pandemia [Em inglês]

Washington Post - Favelas no Brasil se preparam para o coronavírus [Em inglês]

The Guardian - Brasileiros protestam resposta de Bolsonaro ao coronavírus [Em inglês]

El País - Bolsonaro em pé de guerra política [Em espanhol]

Le Monde - Bolsonaro rejeita confinamento [Em francês]


Achei interessante...

Artigos interessantes do mundo da comunicação e da tecnologia...

American Press Institute - As pessoas pagam por notícias que reforçam suas identidades [Em inglês]

QuarANTENA

Para a gente parar de ler sobre a pandemia e ter um alívio informacional nesses tempos difíceis! 

Use o tempo em casa para escrever um livro!

O NaNoWriMo, ou National Novel Writing Month, acontece todo mês de novembro e motiva os participantes a escreverem um livro de 50 mil palavras em um mês. Novembro ainda está longe, mas o grupo por trás do desafio resolveu criar desafios diários para quem não quer deixar a criatividade morrer. Confira o que eles já sugeriram aqui.

E que tal fazer um curso de gestão pública?

Em tempos difíceis, a importância de uma boa gestão pública fica evidente. Você também pode aprender mais a como resolver desafios públicos com o curso gratuito oferecido pela Agenda Pública. As inscrições vão até o dia 31 de março e podem ser feitas aqui.


Ana de Cleves, esposa de Henrique VIII, era realmente feia?

Para quem quer ler um pouquinho sobre outra época para escapar dessa em quem vivemos. A matéria é do Telegraph.


Vai arrumar a geladeira?

Aprenda como congelar vegetais frescos. A matéria é do Washington Post


Never gonna give you up

Como Rick Astley escreveu aquela música que serve de antídoto para qualquer música presa na sua cabeça. A matéria é do The Guardian

0 visualização
ContatO
Contact info
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

©Teksto