top of page

BLOG

  • Foto do escritorLais Cattassini

O mundo em Teksto 7/12


Não teve tempo de acompanhar as notícias internacionais ao longo da semana? A Teksto facilita as coisas para você!


Selecionamos algumas das mais importantes e interessantes análises internacionais da semana e entregamos a você de forma prática, resumida e traduzida.


Como uma agência de produção de conteúdo e tradução, somos especialistas em compreender e traduzir o mundo para você, assim como podemos traduzir a sua empresa para o mundo. Quer saber mais? Entre em contato!


 


A séria ameaça à democracia na Bolívia

Na noite de terça-feira a democracia boliviana levou um duro golpe. O Tribunal Superior Eleitoral do país decidiu que o atual presidente Evo Morales e seu partido podem tentar a reeleição uma quarta vez. A decisão vai contra a constituição do país e também à manifestação popular, que, em um referendo realizado em 2016, rejeitou a reeleição. Em defesa da democracia, a população organizou uma greve geral e tomou as ruas em protesto.


(Foto: Fabíola Aparicio)

Saiba mais: 



 

França cede a protestos de motoristas

Depois de um final de semana de protestos violentos, o governo francês cedeu à pressão dos manifestantes e suspendeu o imposto sobre a emissão de carbono. A taxa havia sido criada para tentar encorajar motoristas a abandonar veículos movidos a diesel, mas acabou deixando o trabalho dos motoristas profissionais ainda mais custoso. O combustível na França é um dos mais caros do mundo. O presidente Emmanuel Macron, que já enfrentava baixa popularidade, viu seu índice de aprovação cair. Macron agora também encara uma manifestação de estudantes secundaristas, que protestam contra o abandono das escolas e novas regras para entrar na universidade. E, apesar de ter cedido, novos protestos dos motoristas, conhecidos como coletes amarelos, estão marcados para acontecer neste final de semana.

Saiba mais:


 

Qatar decide deixar a Opep

No início da semana o Qatar anunciou que pretende deixar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep, para se concentrar na produção de gás natural, o principal produto de exportação do país. Saad Sherida al-Kaabi, ministro de energias do Qatar, criticou a Opep, afirmando que a organização é comandada por um único país, a Arábia Saudita. Desde o ano passado o Qatar enfrenta sanções dos países do Golfo, acusado pela Arábia Saudita de financiar grupos terroristas. A Opep tem hoje 15 membros.

Saiba mais:


 

Brexit segue em impasse

O parlamento britânico decidirá, na segunda-feira, se aprova ou não a proposta apresentada pela primeira-ministra Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia. Tudo indica, porém, que o acordo será negado. Cidadãos europeus vivendo no Reino Unido foram informados de que o departamento de imigração não seguirá o que foi sugerido no acordo de May e tende a aprovar a permanência de todos os cidadãos em território britânico. Theresa May e sua equipe já têm se movimentado, discutindo a possibilidade de um novo referendo ou ainda de uma saída mais branda. Conselheiros legais da União Europeia também já afirmaram que o Reino Unido pode decidir ficar no bloco econômico sem a necessidade da aprovação dos países da União Europeia.

Saiba mais:


 

Cubanos terão acesso à internet em celulares

Cubanos poderão comprar celulares com acesso à internet via cobertura 3G. Até então, cidadãos só podiam acessar pelo celular suas contas de e-mail pessoais, controladas pelo governo. Somente em 2017 o governo cubano autorizou redes de internet em residências e, desde então, inaugurou conexões sem fio em parques e praças públicas.

Saiba mais:


 

Luxemburgo terá transporte grátis

Como medida ambiental, o governo de Luxemburgo vai eliminar as tarifas de transporte de trens, bondes e ônibus em todo o país. Xavier Bettel, primeiro-ministro reeleito, prometeu que o transporte público será uma prioridade de seu governo, que também considera legalizar a maconha e criar novos feriados. Tornar o transporte público gratuito tem dois benefícios: diminui a emissão de gases poluentes e também controla o índice de congestionamento na capital do país, uma das mais congestionadas do mundo. Apesar de o país ter uma população de apenas 600 mil habitantes, pessoas que vivem na França, Bélgica e Alemanha cruzam a fronteira diariamente para trabalhar em Luxemburgo. As tarifas devem ser eliminadas no meio de 2019.

Saiba mais:


 

Por que a filha do fundador da Huawei foi presa no Canadá?

Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei e CFO da empresa, foi presa no Canadá essa semana. A Huawei é acusada de violar as sanções impostas ao Irã. A prisão de Meng tem duas repercussões importantes. Primeiro, como O Mundo em Teksto reportou na semana passada, a Huawei é o centro de uma guerra tecnológica entre China e Estados Unidos. Segundo, a prisão de Meng aconteceu pouco depois dos dois países terem concordado com um cessar-fogo na guerra comercial durante a cúpula do G-20. Se as acusações contra a Huawei forem comprovadas, os Estados Unidos podem dificultar ainda mais a presença da empresa ao redor do mundo.


 

O Brasil lá fora...

Quer receber esse conteúdo em seu email todas as semanas? Assine a nossa newsletter!




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page